Thursday, June 25, 2015

STAN SMITH








From top-left to bottom-right: Valentino, Saint Laurent, Adidas, Kris Van Assche and Alexander McQueen.
Há alguns meses, fiz uma lista de itens que haviam feito sucesso no passado e que estariam em alta agora. O modelo de tênis Stan Smith da Adidas era um desses itens, e é perceptível a força com que os tênis brancos invadiram as ruas. Este primeiro tênis da Adidas foi produzido em 1963 e, primeiramente, nomeado com o nome do tenista Robert Haillet, que teve seu nome alterado para Stan Smith em 1971 com a retirada do tenista anterior do esporte. O modelo ficou bastante popular na década de 70 e 80, mas nada comparado aos status de hoje, que após sumir das prateleiras por alguns anos retornou com tudo no ano passado. Marc Jacobs e Phoebe Philo já foram vistos usando o modelo várias vezes antes desta febre, mas quem não era adepto a eles há cerca de uma década? Os tênis vão além do clássico branco com verde, contando com colaborações mais incrementadas no design, e preço, por Jeremy Scott, Pharrel e Raf Simons, por exemplo. O fato é que o design destes tênis tornou-se tão cobiçado que várias marcas resolveram criar suas interpretações do item, rendendo algumas brigas na justiça por direitos autorais pela Adidas. Mas isso ressalta o sucesso deste item prático e confortável, um artigo esportivo que tem sido combinado aos mais diversos estilos. 


(Photos by: Tommy Ton, Daniel Bruno Grandl and Robert Spangle)

2 comments:

  1. São modelos lindos mesmos. Seja em looks monocromáticos, off white, como em combinações com calças pretas, assim como fez o Kadu em um dos exemplos do post. Traz um ar despojado e cool. ^^ Valeu por contar um pouco da história deste item. :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Exatamente, e eu amo esses contrastes! Que bom que gostou, algumas pessoas podem achar cansativo, mas faço o possível para transparecer um pouco mais da cultura por trás da moda sem ser muito maçante... acho super importante!

      Delete